quarta-feira, 24 de agosto de 2011

História do Aeromodelismo

Tudo faz crer que o fascínio pelo vôo começou através dos aeromodelos se bem que, segundo os historiadores da aviação, não exista quase nenhuma documentação sobre o assunto. Há também uma grande confusão sobre os modelos construídos pelos pioneiros da aviação. Seriam eles maquetes estáticas para demonstrações das suas criações ou aparelhos para testar suas características aerodinâmicas?

Há outro tipo de modelo voador que tem gerado muita discussão entre os historiadores: a hélice giratória (ou helicóptero). Esse brinquedo está registrado numa pintura do século XV que retrata o Menino Jesus no colo da Virgem Maria segurando nas mãos o que parece ser um helicóptero de brinquedo que funciona quando se puxa um cordão, o que seria surpreendente no ano de 1460. A gravura foi pintada por um artista francês desconhecido mas está em exibição no Musée du-Mans, na cidade francesa de Le Mans.
Leonardo da Vinci (1452-1519), o "Gênio de Florença", construiu uma série de modelos baseados em seu parafuso helicoidal e movidos por mola de relógio.Há quem diga que esses modelos foram inspirados em brinquedos chineses. Aliás, Leonardo da Vinci não inventou o avião porém provou que a força humana (força muscular) era insuficiente para fazer alçar vôo uma máquina mais-pesada-que-o-ar. Para chegar a essa conclusão ele construiu modelos de ornitópteros (aparelhos com asas móveis) e um deles encontra-se em exposição no Science Museum em Londres (Inglaterra). Hoje em dia, já se consegue voar empregando somente a força humana e altíssima tecnologia.

Fonte: http://www.hobbys.com.br/licao%20historia.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário